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Estudos em Avaliação Educacional
versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X
Resumo
SOUZA, ANDRELIZA CRISTINA DE e ROTHEN, JOSÉ CARLOS. POLÍTICAS DE COTAS: UM ESTUDO DE META-AVALIAÇÃO NAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS PARANAENSES. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.74, pp.614-643. Epub 22-Out-2019. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v30i74.5831.
O texto apresenta uma meta-avaliação das políticas de cotas em universidades estaduais paranaenses. O objetivo foi analisar os processos avaliativos dessas políticas quanto a semelhanças e diferenças, potencialidades e limites, estratégias e procedimentos utilizados. Foram realizadas análise documental e entrevistas, sistematizadas com a análise do conteúdo. Utilizou-se ainda o ciclo de políticas para análise dos dados. Observou-se a necessidade de qualificação dos processos avaliativos, formação de corpo técnico, desenvolvimento de métodos e estratégias de avaliação de políticas de cotas adequadas às diferentes situações e produção de conhecimento acerca da avaliação enquanto campo epistemológico. Conclui-se que o processo de avaliação não ocorreu efetivamente pelo receio de que a avaliação fosse usada como uma forma de recuar na reserva de vagas. Destaca-se a importância de que sejam realizadas discussões mais aprofundadas sobre as cotas.
Palavras-chave : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; META-AVALIAÇÃO; COTAS; ENSINO SUPERIOR..