SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número77ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRAREDES SOCIAIS NO ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: OPORTUNIDADES E LIMITAÇÕES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

LIMA, MARCOS ANTONIO MARTINS et al. ALGORITMOS DE AVALIAÇÃO: MODELAGEM E APLICAÇÃO NO ESTUDO DA EVASÃO DISCENTE. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.77, pp.318-340.  Epub 04-Jan-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.7038.

O presente artigo objetiva aplicar o conceito de algoritmo de avaliação no estudo da evasão, retenção e formados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Sobral, entre 2009.1 e 2015.1, identificando, na perspectiva dos gestores, os fatores que influenciam esses fenômenos e, consequentemente, o desempenho dessa instituição de ensino. Trata-se de um estudo avaliativo apresentado com base em estratégia metodológica quanti--qualitativa e tem como categorias teóricas o planejamento estratégico, a autoavaliação e a qualidade educacional. Para tanto, realizou-se triangulação dos dados da análise documental com os sinais trazidos da entrevista semiestruturada. Os principais resultados da aplicação do algoritmo e geração de um Indicador de Qualidade do Curso (IQC) apontaram que os cursos analisados não se mostraram muito eficientes, dado que mais da metade obteve o menor conceito (E) e nenhum dos cursos em análise alcançou conceito A ou B de eficiência.

Palavras-chave : AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL; EVASÃO ESCOLAR; ALGORITMO DE AVALIAÇÃO; QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )