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Estudos em Avaliação Educacional
versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X
Resumo
TRAVITZKI, RODRIGO; ALAVARSE, OCIMAR MUNHOZ; MENEGHETTI, DOUGLAS DE RIZZO e CATALANI, ÉRICA MARIA DE TOLEDO. TESTE ADAPTATIVO INFORMATIZADO DA PROVINHA BRASIL - LEITURA: RESULTADOS E PERSPECTIVAS. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.78, pp.525-553. Epub 09-Jun-2021. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.7216.
Este artigo descreve um Teste Adaptativo Informatizado (TAI) da Provinha Brasil - Leitura, com base na Teoria da Resposta ao Item. Detalham-se o funcionamento e o desenvolvimento do algoritmo. O TAI foi aplicado com o uso de tablets a 1.983 alunos dos 1o e 2o anos do ensino fundamental, em 15 escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Os resultados confirmam a qualidade dos itens da Provinha Brasil, do trabalho realizado nas escolas e, sobretudo, do TAI. Em relação à gestão do tempo de prova, conclui-se que há uma associação positiva entre proficiência e tempo, mas só até certo ponto; os alunos tendem a demorar mais nos itens mais difíceis; essa tendência é mais intensa nos alunos mais proficientes, confirmando a hipótese de que eles tendem a gerir melhor o tempo de prova.
Palavras-chave : TESTE ADAPTATIVO INFORMATIZADO; AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIA; PROVINHA BRASIL; TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM.