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Estudos em Avaliação Educacional
versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X
Resumo
TORRES, CARLOS ALBERTO RAMOS e GARCIAS, MARCOS DE OLIVEIRA. HETEROGENEIDADE DO IMPACTO DO TRABALHO INFANTIL NO RENDIMENTO ESCOLAR DO PARANÁ. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.78, pp.626-650. Epub 09-Jun-2021. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v31i78.7705.
Neste estudo, estimou-se o impacto do trabalho infantil sobre o desempenho escolar em discentes do ensino fundamental público no estado do Paraná, avaliando a existência da heterogeneidade na magnitude do impacto. Para tanto, foram utilizados dados da Prova Brasil de 2007 a 2015, considerando os discentes da 5ª e 9ª séries. O impacto foi mensurado com o método Propensity Score Matching (PSM). Os resultados mostram que não houve mudanças temporais significativas nos níveis de trabalho infantil no estado nos anos avaliados, embora haja uma leve tendência de redução. Discentes que trabalham em casa e no mercado tendem a ter um pior desempenho acadêmico. Tal efeito negativo é menor em algumas mesorregiões, evidenciando que há heterogeneidade nesse impacto.
Palavras-chave : TRABALHO INFANTIL; HETEROGENEIDADE; RENDIMENTO ESCOLAR; AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO.