Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Estudos em Avaliação Educacional
versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X
Resumo
SILVA, VANDRé GOMES DA; PIMENTA, CLáUDIA OLIVEIRA e ROSISTOLATO, RODRIGO. AVALIAÇÕES EXTERNAS: A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO DEBATE EM 30 ANOS DA REVISTA EAE. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e08734. Epub 01-Set-2022. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v33.8734.
O artigo analisa textos publicados de 1990 a 2018, na revista Estudos em Avaliação Educacional, relacionados a avaliações externas. O principal argumento é o de que a revista contribuiu significativamente para a institucionalização desse debate no campo acadêmico brasileiro, com reflexões sobre concepções, desenhos, metodologias e formas de implementação das avaliações. Apresentam-se uma descrição quantitativa das publicações desse período e categorias de análise estabelecidas a priori e a posteriori. Como resultados, evidencia-se o protagonismo da Fundação Carlos Chagas nessa temática e identificam-se modos de consolidação do debate sobre avaliações externas no campo acadêmico brasileiro e lacunas de conhecimento sobre os usos das avaliações externas em escolas e redes de ensino.
Palavras-chave : ESTUDOS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL; AVALIAÇÃO EXTERNA; REVISTAS DE EDUCAÇÃO..