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Estudos em Avaliação Educacional
versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X
Resumo
NOGUEIRA, MARLICE DE OLIVEIRA E e SILVA, LUCIANO CAMPOS. ESCOLARIZAÇÃO EM ÁREAS RURAIS: A DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE NA ÓTICA DOS GESTORES. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e07289. Epub 06-Jun-2022. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v33.7289.
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou as condições em que ocorrem as situações de distorção idade-série entre estudantes que residem em territórios rurais. Foram analisadas as percepções de gestores escolares sobre esse fenômeno, em especial o modo como eles explicam sua ocorrência nas escolas. A metodologia utilizada foi qualitativa e envolveu a realização de entrevistas com os gestores de cinco unidades escolares. Os resultados indicam que, na ótica desses profissionais, dois conjuntos de fatores estariam na base do fracasso escolar dos estudantes: fatores extraescolares e fatores escolares, sintetizados como descompassos entre a modalidade de oferta escolar (currículos, tempos e espaços) e a realidade social e cultural vivenciada pelos estudantes em contextos rurais.
Palavras-chave : DEFASAGEM IDADE-SÉRIE; FRACASSO ESCOLAR; EDUCAÇÃO RURAL.