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Estudos em Avaliação Educacional
versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X
Resumo
SOARES, ENíLVIA ROCHA MORATO e OLIVEIRA, ROSE MEIRE DA SILVA E. AVALIAÇÃO E MILITARIZAÇÃO DE ESCOLAS NO DISTRITO FEDERAL: RELAÇÕES E IMPLICAÇÕES. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e07463. Epub 20-Ago-2022. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v33.7463.
Compreender o trabalho pedagógico e a avaliação desenvolvida em uma escola pública do Distrito Federal onde foi implantado o Projeto Escola de Gestão Compartilhada (modelo cívico-militar de organização escolar) e suas implicações para a conquista de aprendizagens constituem objetivos deste artigo. Delineado como estudo de caso e de abordagem qualitativa, para o levantamento de dados foram aplicados questionários e realizados grupos focais. As análises revelaram interesses que subjazem as políticas de responsabilização e controle hierárquico nas relações estabelecidas no contexto es- colar. Dissonâncias entre a proposta de militarização de escolas e a de organização escolar em ciclos também foram identificadas, entre elas, práticas avaliativas voltadas à subserviência e conformação dos sujeitos.
Palavras-chave : TRABALHO PEDAGÓGICO • AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO • GESTÃO ESCOLAR..