Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Estudos em Avaliação Educacional
versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X
Resumo
CHAMON, EDNA MARIA QUERIDO DE OLIVEIRA; SANTANA, LEONOR M. e DIAS, ALESANDRA CABREIRA. AVALIANDO UMA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e07293. Epub 23-Nov-2022. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v33.7293.
O artigo relata uma avaliação de Licenciatura em Educação do Campo a partir de um modelo específico de formação, propondo a utilização do dispositivo de triângulo da formação como grade de leitura e guia avaliativo. Ilustra o potencial do dispositivo em processos avaliativos aplicados a uma Licenciatura em Educação do Campo ministrada em 5 cidades do Pará. Um questionário distribuído a 182 alunos e um conjunto de entrevistas com 19 graduandos permitiram a coleta de dados para avaliação discente da formação. A análise mostrou uma ênfase em aspectos cognitivos e socioprofissionais, negligenciando os aspectos psicológicos da formação. Mesmo as articulações expli-citamente desenhadas entre aspectos epistêmicos e profissionais foram criticadas pelos alunos, pois se desviavam da realidade local.
Palavras-chave : FORMAÇÃO DE PROFESSORES; AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; TRIÂNGULO DA FORMAÇÃO; EDUCAÇÃO RURAL..