Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Estudos em Avaliação Educacional
versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X
Resumo
GRANDISOLI, EDSON; JACOBI, PEDRO ROBERTO e MARCHINI, SILVIO. DOCÊNCIA E COVID-19: PERCEPÇÕES DE EDUCADORES DA REDE PAULISTA DE ENSINO. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e09351. Epub 24-Abr-2023. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v34.9351.
O questionário “Educação, docência e a covid-19” foi criado e disponibilizado aos professores da rede paulista com o objetivo de investigar indicadores de ordem afetiva, de saúde mental e pedagógicos durante a pandemia. Participaram voluntariamente 19.221 professores. Os resultados apontam o medo da pandemia e professores inseguros sobre a tecnologia. Apesar disso, declaram-se engajados em aprender e com boa saúde mental. Ponto sensível é a percepção de que a aprendizagem é menor no formato remoto, ligada a questões de desigualdades de acesso. Conclui-se que os impactos na educação paulista foram relevantes e reforça-se a importância de mais avaliações sobre os processos de ensino e aprendizagem durante a pandemia abordando-se o conceito de sindemia.
Palavras-chave : EDUCAÇÃO BÁSICA; PANDEMIA; COVID-19; EDUCADORES.