Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Estudos em Avaliação Educacional
versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X
Resumo
PINHEIRO, CARLOS EDUARDO ANDRADE e SOUZA, DIOGO ONOFRE DE. AVALIAÇÃO LONGITUDINAL DE ESTUDANTES DE MEDICINA: O TESTE DE PROGRESSO É APROPRIADO?. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e09220. Epub 21-Set-2023. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v34.9220_port.
O artigo objetiva aferir se o Teste de Progresso é apropriado para avaliar cursos e estudantes em diferentes fases da graduação de medicina. Analisam-se as características das questões e a confiabilidade de três testes de progresso já aplicados. Constatou-se que, para os estudantes do 2º ano, 76,4% das questões se mostraram de qualidade pobre (bisserial < 0,2); diminuindo para 47,7% no 4º ano e para 25,3% no 6º ano. A confiabilidade dos testes, pelo alfa de Cronbach, foi de somente 0,60 para os alunos do 2º ano, aumentando para 0,76 para os do 4º ano e 0,87 para os alunos do 6º ano. A forma atual do Teste de Progresso mostrou confiabilidade baixa e inaceitável para os estudantes do 2º ano, razoável para os do 4º e ótima para os estudantes do 6º ano. Um aperfeiçoamento dessa forma de avaliação longitudinal é proposto.
Palavras-chave : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇãO; EDUCAÇÃO MÉDICA; AVALIAÇÃO EXTERNA..