Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Estudos em Avaliação Educacional
versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X
Resumo
VIEIRA, ALINE DE OLIVEIRA; STIEG, RONILDO e SANTOS, WAGNER DOS. REGISTROS AVALIATIVOS IMAGÉTICOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA EM OITO ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e09997. Epub 12-Dez-2023. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v34.9997.
Este artigo objetiva compreender os sentidos atribuídos por uma professora e seus alunos ao uso de registros avaliativos imagéticos (portfólio fotográfico, maquetes, desenhos, cartazes, histórias em quadrinhos) nas aulas de educação física durante oito anos de escolarização. De natureza qualitativa, utiliza como fontes narrativas de uma professora e de 28 alunos do 9º ano do ensino fundamental. Os resultados indicam que o uso desses registros potencializa: a) a autoavaliação; b) o protagonismo estudantil; c) a interpretação dos sentidos atribuídos ao aprender na educação física; e d) a rememoração do processo de ensino-aprendizagem. O artigo conclui que a avaliação por imagens fortalece o diálogo, a pesquisa e a reflexão entre os alunos e sua professora, revelando diferentes formas de aprendizagem.
Palavras-chave : AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; REGISTRO DO RENDIMENTO ESCOLAR; EDUCAÇÃO FÍSICA; ENSINO FUNDAMENTAL..