Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Estudos em Avaliação Educacional
versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X
Resumo
BARBOSA, JACQUELINE PEIXOTO; CONRADO, ANDRÉIA LUNKES e BELUSCI, HELOÍSA TRENCHE. PRESSUPOSTOS PARA A ATUALIZAÇÃO DO INDICADOR DE ALFABETISMO FUNCIONAL. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e10654. Epub 12-Dez-2023. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v34.10654.
Este artigo apresenta subsídios para a atualização do Indicador de Alfabetismo Funcional, um estudo que mede os níveis de alfabetismo da população adulta brasileira desde 2001. A pesquisa considerou dois domínios de habilidades: o letramento e o numeramento. Atualmente, o aumento da presença dos recursos digitais em diferentes situações da vida cotidiana gerou novas dinâmicas de uso das linguagens e dos conhecimentos matemáticos. Fez-se necessário, então, refletir sobre novas habilidades e práticas que se desenvolvem em decorrência dessa crescente presença. Um terceiro domínio precisou ser incorporado à pesquisa: o digital. Para isso, foi produzido um conjunto de estudos e análises para uma agenda de atualização desse indicador.
Palavras-chave : LETRAMENTO TECNOLÓGICO; ALFABETISMO; INDICADORES EDUCACIONAIS..