SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35SEGUNDA OPÇÃO NO SISU E EVASÃO: UMA ANÁLISE PARA A FURGO USO DE RUBRICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REVISÃO E RECOMENDAÇÕES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

HECK, CAMILA; ZORZO, ANDRIELI; OLIVEIRA, CAMILA ROSA DE  e  WAGNER, MARCIA FORTES. HABILIDADES SOCIAIS E EMPATIA EM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Est. Aval. Educ. [online]. 2024, vol.35, e10501.  Epub 07-Maio-2024. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v35.10501.

O estudo objetivou avaliar o repertório de habilidades sociais e empatia de 94 professores de ensino fundamental. Trata-se de estudo quantitativo transversal, utilizando o Inventário de Habilidades Sociais-2-Del-Prette e o Inventário de Empatia. Da amostra, 62,7% apresentaram habilidades sociais acima da média ou na média e 37,2% tiveram indicação para treinamento de habilidades sociais. A empatia obteve escores elevados, e o altruísmo destaca-se acima da média (95%). Foram identificadas correlações negativas das habilidades sociais com o altruísmo e positivas com sensibilidade afetiva e tomada de perspectiva. Concluiu-se que a maioria dos professores apresentou habilidades sociais e empatia satisfatórias; entretanto índices deficitários foram encontrados em uma parcela da amostra e indicam a necessidade de aprimoramento.

Palavras-chave : HABILIDADES SOCIAIS; EMPATIA; PROFESSORES..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )