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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

TREVISAN, NATÁLIA PEIXOTO. CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE AVALIAÇÃO. Est. Aval. Educ. [online]. 2024, vol.35, e10221.  Epub 31-Maio-2024. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v35.10221.

A avaliação deve estar a serviço do ensino e da aprendizagem, subsidiando as práticas escolares. A fim de saber como essa teoria chega à escola, este artigo tem como objetivo analisar as concepções de avaliação de quatro professores de língua portuguesa da educação básica, especificamente dos anos finais do ensino fundamental de uma escola municipal da Grande São Paulo. Foi feita uma pesquisa qualitativa com entrevista semiestruturada, analisada com apoio da análise de conteúdo. Parte-se do referencial teórico que concebe a avaliação como integrante dos processos de ensino-aprendizagem. Os resultados apontam que há falta de critérios na avaliação, subjetividade, desvinculação dos processos de ensino-aprendizagem e que o tema ainda precisa ser trabalhado entre os docentes.

Palavras-chave : AVALIAÇÃO FORMATIVA; LÍNGUA PORTUGUESA; EDUCAÇÃO BÁSICA..

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