Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Estudos Feministas
versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584
Resumo
ASTORGA, Paulina Soledad Santander. Mulheres Empresárias: Uma Abordagem da Teoria da Identidade Performativa. Rev. Estud. Fem. [online]. 2019, vol.27, n.3, e54270. Epub 01-Set-2019. ISSN 1806-9584. https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n354270.
Este estudo, apoiado na Teoria da Identidade Performativa, contribui para a compreensão da conformação das identidades das mulheres que realizam uma atividade comercial económica. Três casos foram analisados utilizando a técnica etnográfica Shadowing e entrevistas detalhadas em profundidade analisadas a partir da Análise do Discurso. Foi possível estabelecer que a identidade das mulheres é construída a partir dos diferentes discursos e cenários com os quais elas interagem, marcadas principalmente por sua classe social. Estes contextos heterogêneos determinam as identidades que se movem entre as ações que as aproximam e as afastam constantemente do imaginário coletivo das masculinidades do homem de negócios, mas que as aproximam de um imaginário de mulher empreendedora construído socialmente com múltiplos papéis e demandas.
Palavras-chave : mulheres empreendedoras; teoria da identidade performativa; identidade; shadowing.