SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Soberania Alimentar no Machimbombo e na aldeia: gênero na perpectiva Sul-SulSugar relationships: sexo, afeto e consumo na África do Sul e no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

HOLLAND-MUTER, Susan. Construindo espaços de pertencimento: lésbicas queer na Cidade do Cabo. Rev. Estud. Fem. [online]. 2019, vol.27, n.3, e67311.  Epub 01-Nov-2019. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n367311.

Duas narrativas dominantes e contrastantes passaram a caracterizar o discurso público sobre sexualidades queer na Cidade do Cabo. A Cidade do Cabo é considerada a capital gay da África do Sul. Simultaneamente, um enquadramento binário de zonas brancas de segurança e zonas negras de perigo (Melanie JUDGE, 2018) mostra ‘a lésbica negra’ através das lentes da discriminação, violência e morte. Este artigo explora as narrativas das vidas cotidianas de mulheres lésbicas, queer e gay na Cidade do Cabo. Com base em 23 entrevistas semi-estruturadas em profundidade e dois grupos focais, as contra-narrativas das participantes revelam como elas ‘fazem’ da Cidade do Cabo sua casa em relação a heteronormatividades racializadas marcadas por determinantes de classe. Suas produções de lar simbólico são lidas pelos modos do lesbianismo incorporado, da homonormatividade e de zonas fronteiriças (enraizadas). Os mundos de vida lésbico queer são efêmeros, contingentes e fraturados, tornando conhecidas narrativas híbridas, contrastantes e concorrentes da cidade.

Palavras-chave : lésbica; Cidade do Cabo; construção do mundo queer; contra-narrativas; pertencimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )