Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Estudos Feministas
versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584
Resumo
ALMEIDA, Heloisa Buarque de. Consumidoras e heroínas: gênero na telenovela. Rev. Estud. Fem. [online]. 2007, vol.15, n.01, pp.177-192. ISSN 1806-9584.
Este trabalho explora as correlações entre telenovela, consumo e gênero, buscando compreender como a mídia está articulada à promoção de bens e da cultura do consumo, e como gênero é um eixo importante em tal articulação. A pesquisa foi feita a partir de um estudo etnográfico de recepção de novelas, e se desdobra na análise da relação entre televisão e publicidade, discutindo a feminilização do consumo e a construção de certa imagem feminina hegemônica nas novelas e nos anúncios comerciais.
Palavras-chave : Televisão; Gênero; Consumo; Telenovelas.