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Revista Estudos Feministas
versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584
Resumo
GOUGH, Noel et al. Contos de Camp Wilde: tornando Queer a pesquisa em educação ambiental. Rev. Estud. Fem. [online]. 2011, vol.19, n.01, pp.239-263. ISSN 1806-9584.
Este artigo questiona o relativo silêncio da teoria e da teorização queer sobre a pesquisa em educação ambiental. Exploramos algumas possibilidades para tornar queer a pesquisa em educação ambiental ao criar (estimulando outras/os a fazer o mesmo) narrativas de Camp Wilde, um local imaginário que nos ajuda a expor o fato de este ser um campo marcado por uma construção heteronormativa. Essas narrativas propõem métodos alternativos de representação e (re)produção do sujeito e do objeto de nossas indagações e nossas identidades como pesquisadoras/es. As/os colaboradoras/es utilizam-se de diferentes recursos teóricos como história da arte, desconstrução, ecofeminismo, crítica literária, estudos culturais populares e pós-estruturalismo feminista a fim de desenvolver uma nova orientação para a pesquisa em Educação Ambiental, a qual esperamos que jamais seja categorizada como um ‘novo gênero’.
Palavras-chave : Educação Ambiental; Pedagogias Queer; Heteronormatividade; Pesquisa.