Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Estudos Feministas
versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584
Resumo
ALMEIDA, Ana Laura e SOARES, Rosângela Rodrigues. Narrativas de mulheres lésbicas sobre as vivências no cotidiano e no período escolar. Rev. Estud. Fem. [online]. 2021, vol.29, n.1, e67625. Epub 01-Jan-2021. ISSN 1806-9584. https://doi.org/10.1590/1806-9584-2021v29n167625.
Questões relativas à LGBTfobia e ao preconceito de gênero são comuns na escola e nos currículos escolares. Por meio de entrevistas narrativas com sete mulheres lésbicas oriundas tanto da rede pública quanto da rede privada de educação, este artigo buscou mostrar a percepção delas sobre essas questões. A partir da análise das entrevistas, o trabalho teve como objetivos traçar as especificidades e as sutilezas da construção das identidades no espaço escolar, bem como mostrar a representatividade sexual nos conteúdos escolares. O reconhecimento da identidade homoafetiva foi atravessado por violências de gênero que vão ao encontro de questões ligadas à lesbofobia. O currículo escolar, evidenciando a heteronormatividade pelo viés da reprodução de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), posiciona a escola como reprodutora de normas com relação a questões de gênero e sexualidade.
Palavras-chave : sexualidade na escola; relações de gênero; LGBTfobia; currículo.