Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Estudos Feministas
versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584
Resumo
FOLLADOR, Silvia Rodrigues. {reprograma}: gênero e tecnologia em um estudo de caso preliminar. Rev. Estud. Fem. [online]. 2021, vol.29, n.1, e67314. Epub 01-Jan-2021. ISSN 1806-9584. https://doi.org/10.1590/1806-9584-2021v29n167314.
A partir de um estudo de caso preliminar, neste artigo analisa-se uma iniciativa de impacto social cujo foco é a capacitação profissional de mulheres na área de programação. A {reprograma} é uma organização sem fins lucrativos que oferece cursos gratuitos a mulheres de baixa renda desempregadas. Discute-se em que medida tais atividades permitem o desenvolvimento de uma ‘consciência de gênero’ e como o tema se reflete na experiência profissional das participantes. O artigo parte da hipótese de que as desigualdades de gênero na área de programação podem ser superadas por meio de iniciativas como a {reprograma}, que incentivam não apenas o desenvolvimento de capacidades para uma atuação profissional qualificada, mas também a oportunidade de promover mudanças neste mercado de trabalho.
Palavras-chave : gênero; gap de gênero; programação; mulheres; tecnologia.