SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número3Narrativas de mulheres com deficiência física e visual sobre suas MaternidadesTrabalhadoras a domicílio: o último elo da produção neoliberal no Chile índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

SANTOS, Caynnã de Camargo. Discursos que pesam: realismo agencial e processos de materialização corporal. Rev. Estud. Fem. [online]. 2023, vol.31, n.3, e85854.  Epub 01-Set-2023. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2023v31n385854.

O artigo propõe um esforço de tensionamento dos argumentos feministas pós-estruturalistas sobre as relações estabelecidas entre práticas discursivas e a materialidade dos corpos. O fio condutor do texto é uma entrevista realizada com uma mulher que vivencia uma forma rara de malformação congênita do aparelho reprodutor. Interpelamos, primeiramente a partir das perspectivas pós-estruturalistas e, em seguida, com base no realismo agencial de Karen Barad, a narrativa da entrevistada sobre os processos de diagnóstico e tratamento da condição de agenesia vaginal. Concluímos que o advento do realismo agencial permite superar os limites epistêmicos das teorizações construtivistas acerca dos processos de materialização corporal, garantindo uma fundamental complementação materialista a tais posições e evidenciando a eficácia produtiva do poder disciplinar em toda sua dimensão empírica.

Palavras-chave : corpo; materialização; práticas discursivas; realismo agencial; agenesia vaginal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )