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Revista Estudos Feministas
versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584
Resumo
HENNING, Ana Clara Correa; COLLARES, Lara Veiras e BOEIRA, Eponina Vitola. Gênero, currículo e educação jurídica: olhares empíricos. Rev. Estud. Fem. [online]. 2023, vol.31, n.3, e88051. Epub 01-Set-2023. ISSN 1806-9584. https://doi.org/10.1590/1806-9584-2023v31n388051.
Problematizamos, por meio deste artigo, a existência ou inexistência de disciplinas versando sobre gênero em grades curriculares de cursos de direito de sete universidades federais, situadas nos três estados da Região Sul do Brasil. Diante da atual publicação das diretrizes curriculares para cursos de direito brasileiros, efetuamos a análise documental em projetos pedagógicos, grades curriculares, ementas e planos de ensino previstos pelos cursos das instituições de ensino pesquisadas. Por meio da revisão bibliográfica e de metodologia fundamentada em análise documental, pautadas no viés pós-estruturalista e interdisciplinar, buscamos compreender o como da formação dos currículos acadêmicos. A partir dos resultados empíricos auferidos, questionamos as disputas que elegem alguns conteúdos como centrais e outros como saberes hierarquicamente inferiores na formação jurídica.
Palavras-chave : gênero; currículo; ensino jurídico; estudos pós-estruturalistas; pesquisa documental.