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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versão impressa ISSN 0104-4036
Resumo
LEONARDOS, Ana Cristina e MACEDO, Sandra. A abordagem etnográfica na avaliação de projetos inovadores. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1996, vol.04, n.11, pp.109-120. ISSN 0104-4036.
A avaliação de projetos inovadores suscita a utilização de uma abordagem que leve em conta sua natureza dinâmica e dialética. Nesse sentido, a etnografia, por se tratar de uma abordagem de pesquisa e avaliação flexível e adaptável às especificidades do campo de estudo, muito pode contribuir para estudos avaliativos de inovações. O presente artigo apresenta os princípios, procedimentos e técnicas inerentes à avaliação etnográfica e analisa o emprego desta abordagem a partir de dois estudos de caso, um de inovação educacional e outro de inovação social. Ainda que oriundos de dois campos distintos de conhecimento, os dois casos de inovação revelam semelhanças e paralelismos no que toca à gênese de sua implementação, calcada na interação entre o "existente" e o "novo". Finalmente, argumenta-se que as avaliações conduzidas a partir da abordagem etnográfica permitem que os atores envolvidos reflitam sobre suas visões, atitudes, e práticas, e, desta forma, podem desencadear um questionamento permanente sobre a evolução da inovação em questão.