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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versão impressa ISSN 0104-4036
Resumo
ANDRIOLA, Wagner Bandeira e BARRETO, José Anchieta Esmeraldo. Análise métrica de um instrumento de medida da aprendizagem através da Teoria de Respostas ao Item (TRI). Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1997, vol.05, n.14, pp.59-74. ISSN 0104-4036.
Esta pesquisa é resultado do processo de avaliação da aprendizagem dos alunos de escolas públicas do Estado do Ceará, realizado no final de 1996. O objetivo foi a estimação dos parâmetros métricos dos itens componentes do teste de português destinado aos alunos da 4° série, através da Teoria de Respostas ao Item (TRI). Utilizando-se as respostas de 17576 alunos, cuja idade média foi 12,27 anos (DP= 1,94), estimou-se a dificuldade e a discriminação dos 25 itens componentes do teste de português através do modelo logístico de dois parâmetros, determinando-se, também, as curvas características dos itens (CCI' s) e do teste (CCT).