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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versão impressa ISSN 0104-4036
Resumo
SOBREIRA, Henrique Garcia. Qualidade de educação e salário do professor: o debate norte-americano nos anos 80. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1997, vol.05, n.17, pp.515-534. ISSN 0104-4036.
A partir da ampliação do consenso sobre os salários dos professores pertencerem ao campo das políticas públicas, a expressão valorização do magistério pode ser interpretada como uma possível educação do educador, uma intervenção do Estado nas decisões sobre a quantidade e qualidade de formação necessária ao desempenho de sua atividade. Assim, o objetivo do presente artigo é socializar os resultados de um estudo sobre como se articulam a carreira e os salários do Magistério nos Estados Unidos, em especial na "Era Reagan". A revisão foi realizada nos periódicos Harvard Educational Review, Sociology of Education, Americam Educational Research Journal, The Vocational Guidance Quaterly e Phi Delta Kappan. Dos cinqüenta e sete (57) artigos, dezesseis (16) tratavam do merit pay (pagamento por mérito) como forma de recompensar, estimular os professores a trabalharem mais e melhor. A análise desses artigos sugere um conjunto de investigações e sugestões para o atual momento brasileiro.