Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versão impressa ISSN 0104-4036
Resumo
ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Avaliação dos Programas Estaduais de Qualificação Profissional (PEQ’s): uma revisão conceitual do Modelo 3ER. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2001, vol.09, n.30, pp.43-56. ISSN 0104-4036.
O presente trabalho propõe a revisão dos conceitos utilizados por Andriola (1998) no Modelo 3ER, entre os quais destacamos os de eficiência, eficácia, efetividade social e empregabilidade. Tais conceitos são adotados pela Secretaria de Formação e Desenvolvimento Profissional (SEFOR) do Ministério do Trabalho (MTb) e orientam o processo de avaliação dos Programas Estaduais de Qualificação Profissional (PEQ's). São propostas modificações nos conceitos de eficácia e eficiência, e apresentados os novos conceitos de funcionalidade e qualidade, componentes de um novo modelo teórico orientador do processo de avaliação dos PEQ' s.
Palavras-chave : Avaliação; PEQ's; Qualidade; Funcionalidade; Eficiência; Eficácia.