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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versão impressa ISSN 0104-4036
Resumo
CAMPELLO, Ana Margarida. Curso Pró-Técnico no CEFET/RJ - desafios e contradições da democratização do acesso às escolas técnicas federais. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2002, vol.10, n.36, pp.341-356. ISSN 0104-4036.
Este artigo analisa a elitização do acesso às Escolas Técnicas Federais e ressalta, por meio de um estudo de caso, a experiência, no início dos anos 90, na Escola Técnica Federal do Rio de Janeiro - hoje, CEFET/RJ - de desenvolvimento do Curso Pró-técnico, com o objetivo de ampliação do acesso a seus cursos técnicos dos alunos de escolas públicas de ensino fundamental. Questiona, a partir da análise dessa experiência, o argumento da democratização do acesso aos cursos técnicos, utilizado para justificar na reforma da educação profissional - Decreto 2.208/97 - a separação entre ensino médio e ensino técnico.
Palavras-chave : Acesso; Curso Pró-Técnico; Educação Profissional; Ensino Técnico; Escola Pública; Reforma Educacional.