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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versão impressa ISSN 0104-4036
Resumo
MALHEIRO, João. Avaliação educacional: em busca da individualização. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2003, vol.11, n.39, pp.222-231. ISSN 0104-4036.
O autor do artigo procura mostrar a importância, por um lado, da própria avaliação como instrumento de equilíbrio entre a alienação e emulação do aluno no ensino-aprendizagem, e, por outro, a necessidade de se reverem as técnicas de avaliação tradicionais para alcançar modalidades de avaliação mais atualizadas, de forma que não só sirvam como termômetro para o professor de como ele ensina e o aluno aprende, mas também de como adequar a avaliação ao ritmo de aprendizado de cada aluno, alcançando uma maior justiça e utilidade dessa avaliação. Conclui o artigo, apontando a necessidade de as escolas públicas alcançarem níveis mais reais e efetivos de autonomia, a fim de poderem exercer de forma mais democrática essas avaliações.
Palavras-chave : Alienação; Emulação; Negociação; Diversidade; Avaliação Formativo; Autonomia.