Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versão impressa ISSN 0104-4036
Resumo
ROLDAO, Maria do Céu e LEITE, Teresa. O processo de desenvolvimento profissional visto pelos professores mentores. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2012, vol.20, n.76, pp.481-502. ISSN 0104-4036.
Neste artigo apresentam-se e discutem-se os resultados da análise de 74 reflexões realizadas pelos mentores relativamente à oficina de formação em que participaram. Os resultados permitem concluir que os professores mentores consideraram que a formação contribuiu para o seu desenvolvimento profissional e, através deles, para o desenvolvimento profissional dos professores em período probatório que supervisionavam. No entanto, os professores mentores referem-se consideravelmente menos ao contributo da formação para o desenvolvimento organizacional das escolas e preveem escassas repercussões a esse nível. Quanto ao processo de formação, consideram-no útil e de qualidade, valorizando essencialmente os documentos trabalhados nas sessões e as estratégias utilizadas.
Palavras-chave : Formação de Professores; Desenvolvimento Profissional; Mentoria; Período Probatório.