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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versão impressa ISSN 0104-4036
Resumo
CASTRO, Claudio de Moura e NAVARRO, Juan Carlos. A mão invisível e o ensino superior latinoamericano?. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2017, vol.25, n.96, pp.770-797. Epub 13-Jun-2017. ISSN 0104-4036. https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002501055.
O ensaio discute os pontos fortes e as fragilidades do ensino superior privado na América Latina, defendendo a posição de que tem um papel importante. Os números sugerem que lucro e qualidade acadêmica não estão correlacionados. No que tange à regulação, defende a posição de que nem liberalidade total e nem controles pesados produzem os resultados esperados. O que as instituições pequenas e modestas precisam é de apoio público para oferecer uma qualidade correta e inovar nos cursos menos tradicionais, como os tecnólogos. De fato, precisam de ajuda para montar os cursos, preparar materiais educativos e treinar os professores.
Palavras-chave : Público; Privado; Educação superior; Universidade; Educação pós-secundária; Diversificação; Educação técnica; Lucro; Qualidade; Regulação; Acreditação; Autorização; Treinamento de professores; Materiais de ensino.