Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versão impressa ISSN 0104-4036
Resumo
FERREIRA, Patrícia de Faria e FONSECA, Márcia Souza. A cultura da performatividade na organização do trabalho pedagógico: a formação matemática nos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2017, vol.25, n.97, pp.809-830. ISSN 0104-4036. https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002500901.
O presente trabalho analisa os impactos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) na formação matemática de Professores Alfabetizadores e sua relação com a cultura da performatividade. Trata-se aqui da análise de um dos Cadernos de Alfabetização Matemática utilizados como instrumento auxiliar no processo de formação continuada de professores, o Caderno de Formação 1 – Organização do Trabalho Pedagógico. Para o tratamento com o caderno, utilizou-se de ferramentas analíticas inspiradas em Michel Foucault buscando, através dos enunciados, entender a produção de um novo jeito de ser professor. A análise permite indicar que a proposta do Pacto visa reformar a maneira de ser Professor Alfabetizador de Matemática, intensificando o trabalho, maximizando a performance e instrumentalizando a formação dos professores no sentido de renovar metodologias e recursos didáticos.
Palavras-chave : Pnaic; Política pública; Cadernos de alfabetização matemática; Cultura da performatividade.