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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versão impressa ISSN 0104-4036
Resumo
VARGAS, Jorge Luis Yangali. Cursos da educação peruana no século XXI: interculturalizar, descolonizar e subverter. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2017, vol.25, n.97, pp.918-942. Epub 23-Jan-2017. ISSN 0104-4036. https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002500988.
Neste artigo abordamos o conceito da interculturalidade na educação. Começamos a fazê-lo a partir da análise de um dos produtos mais importantes produzidos desde que o sistema educativo peruano adotou a abordagem intercultural. A partir de uma perspectiva descolonizadora propomos três caminhos que devemos tomar, se queremos que a abordagem intercultural não seja exclusiva para a população indígena e se constitua num projeto emancipatório de todos os peruanos, a saber: curricularizar o conhecimento local; repensar o intercultural não apenas dos territórios étnicos e impor a aprendizagem de línguas nativas nas escolas não interculturais.
Palavras-chave : Educação; Descolonialidade; Intercultural; Língua; Território.