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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465
Resumo
CASTANHO, Marisa Irene Siqueira; SILVA, Marjorie Cristina Rocha da; CASARIN, Sonia e DORIGHELLO, Letícia de Sousa. Concepções e ações de professoras sobre propostas de um programa de educação integral. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2018, vol.26, n.100, pp.780-800. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002601204.
O objetivo deste trabalho foi identificar concepções e ações de professores em relação a um programa de educação integral. Foram analisadas respostas de 11 professoras de Ensino Fundamental I, de uma rede municipal de ensino, a partir de um roteiro semiestruturado de entrevista e questionários sociodemográficos. A análise de conteúdo, com apoio no software Iramuteq, evidenciou a contribuição socializadora da educação integral para a educação formal; as dificuldades de integração entre os professores dos dois currículos; as tentativas de aproximar os pais e a ausência da noção de comunidade; o reconhecimento da importância das atividades não formais e lúdicas; o uso da motivação e interesse do aluno pelas atividades das oficinas como condicionantes da frequência na sala de aula; a predominância da visão assistencialista. Sugere-se a ampliação de pesquisas, o investimento na formação de professores, visando à melhor compreensão e à atuação em programas articulados e planejamento de políticas públicas.
Palavras-chave : Jornada escolar ampliada; Formação de professores; Ensino Fundamental; Políticas públicas.