Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465
Resumo
OLVERA, Adriana Carro e GUTIERREZ, José Alfonso Lima. Política educacional, violência e convivencia escolar. A experiência em duas escolas. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2020, vol.28, n.107, pp.314-334. Epub 23-Mar-2020. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701955.
Diante dos resultados ineficazes demonstrados pela abordagem corretiva para enfrentar o fenômeno da violência escolar, surgiram propostas orientadas à prevenção, demostrando que é melhor prevenir as condutas antissociais do que corrigi-las. Nesse contexto, a questão da convivência escolar foi registrada como uma ferramenta de trabalho bem recebida pela academia e pelas instituições no México. Dessa maneira, o objetivo da pesquisa foi identificar a política educacional orientada ao desenvolvimento da convivência em duas escolas com contextos diferentes da Educação Básica do Estado de Tlaxcala, México. O método de trabalho consistiu em duas etapas: 1) diagnóstico da situação de violência escolar e 2) a identificação da implementação de uma política para convivência escolar. Os resultados demonstraram situações de violência e distintas estratégias implementadas onde os docentes e os diretores são identificados como atores vertebrais da política educacional proposta.
Palavras-chave : Política educacional; Convivência escolar; Escola; Inclusão.