Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465
Resumo
SILVA, Samuel Coelho da; BERTO, Rosianny Campos e ROMERA, Liana Abrão. Trajetórias de vida e formação de educadores sociais nos Centros Pop da Região Metropolitana de Vitória/ES. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.111, pp.543-564. Epub 30-Mar-2021. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002801980.
Este artigo investiga trajetórias de vida e formação de educadores sociais que atuam no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop) do Estado do Espírito Santo. Objetiva produzir reflexões sobre suas experiências formativas na relação com as proposições de Paulo Freire sobre a Educação Social e com as prescrições para sua formação no contexto atual. Analisa narrativas de trajetórias pessoais e formativas de seis educadores sociais que atuam em três unidades do Centro Pop situadas em diferentes municípios da Região Metropolitana de Vitória/ES. Considera que a atuação dos educadores sociais se baseia mais nas experiências de vida e de formação restrita do que na relação com uma preparação específica, politicamente engajada, que subsidie um trabalho qualitativo com pessoas em situação de rua atendidas nas unidades do Centro Pop.
Palavras-chave : Educador Social; Centro Pop; Trajetória de Formação.