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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465
Resumo
CORTELAZZO, Angelo Luiz e ELISEI, Cristina de Carvalho Ares. Desempenho dos estudantes de cursos presenciais e a distância no Enade em 2015, 2016 e 2017. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.114, pp.207-231. Epub 28-Jan-2022. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/s0104-40362021002902247.
Com o objetivo de comparar o desempenho de concluintes de cursos presenciais e a distância (EaD) nos Exames Nacionais de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2015, 2016 e 2017, foi feita a análise exploratória dos dados disponíveis, verificado o desempenho dos estudantes de todas as turmas participantes e dos concluintes de instituições que ofereceram simultaneamente cursos presenciais e a distância. Os resultados mostraram que estudantes de cursos EaD, especialmente naqueles com grande quantidade de concluintes, tendem a apresentar um conceito Enade contínuo numericamente menor e médias com maior variabilidade. Para uma instituição que oferece cursos EaD e presenciais, houve diferença nos resultados em função da sua natureza jurídica: escolas públicas tiveram conceitos significativamente maiores nos cursos presenciais, enquanto que nas escolas privadas essa diferença não foi observada ou foi menos evidente. Para os cursos EaD, a despeito de valores numericamente maiores nas instituições públicas, não houve diferença significativa entre os resultados.
Palavras-chave : Educação Superior; Enade; Avaliação; Ensino Presencial; Ensino a Distância.