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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465
Resumo
SANTOS, Karina Porciuncula de Almeida Rodrigues; BARTHOLO, Tiago Lisboa e KOSLINSKI, Mariane Campelo. A relação entre o desenvolvimento cognitivo e indicadores de comportamento e desenvolvimento pessoal, social e emocional na pré-escola. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.115, pp.414-437. Epub 05-Abr-2022. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/s0104-403620220003003358.
O artigo investiga as potencialidades de um questionário respondido por professores sobre comportamento e habilidades sócio-emocionais de crianças matriculadas na pré-escola – período inicial da escolarização obrigatória no Brasil. Baseado nesse instrumento, descreve a elaboração de indicadores de desatenção, hiperatividade-impulsividade e de desenvolvimento pessoal, social e emocional. Utiliza modelos de regressão linear multivariados para identificar fatores associados ao desenvolvimento cognitivo de crianças matriculadas no ingresso na pré-escola. Os resultados sugerem que crianças mais desatentas tendem a ter um desenvolvimento cognitivo menor, sobretudo em linguagem, no início da pré-escola. Os coeficientes estimados no modelo multivariado sugerem que o de Desenvolvimento Pessoal, Social e Emocional apresenta effect size de moderado a alto para linguagem e matemática. Implicações dos resultados para as políticas educacionais são apresentados.
Palavras-chave : Habilidades Socioemocionais; Desenvolvimento Cognitivo; Pré-Escola; Comportamento; Fatores Associados.