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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

VICENTE, María Eugenia. Contribuições para ampliar a visão no desenho de políticas públicas de juventude, Educação e trabalho na América Latina. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.117, pp.960-978.  Epub 09-Nov-2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-403620220003002816.

O objetivo principal do artigo é enriquecer os conceitos dos diagnósticos para o desenho de políticas públicas de juventude. A metodologia é qualitativa, voltada para o aprofundamento de ideias e conceitos, por meio da estratégia de análise de conteúdo. Nesse caso, busca-se analisar e aprofundar conceitualmente a concepção de juventude, Educação e trabalho, tomando como base o “Relatório de Perspectivas Econômicas da América Latina (OCDE/CAF/Cepal)”. Conclui-se que os conhecimentos reduzidos a competências, as propostas de formação reduzidas a programas de treinamento e a vida sócio-econômica reduzida ao ajuste entre a oferta e a demanda do mercado; são postos em discussão por meio de visões sobre políticas públicas de juventude integral ancoradas nos direitos dos jovens como cidadão, coletivo dinâmico e heterogêneo.

Palavras-chave : Educação e Trabalho; Juventude e Educação; Políticas Públicas; América Latina.

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