SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número118Concepções sobre deficiência em instituições públicas e privadas da Educação SuperiorO algoritmo do Ideb e as metas projetadas para a Educação brasileira: uma análise estatístico-matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

CARVALHO, Maria João  e  JOANA, Luciana Salvador. Qualidade e Inspeção da Educação: representações dos diferentes atores educativos. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2023, vol.31, n.118, e0233241.  Epub 04-Nov-2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362022003003241.

Realizamos uma investigação, que teve como principal objetivo, conhecer as representações de professores, diretores e inspetores a respeito do papel da Inspeção-Geral de Educação e Ciência (IGEC) na melhoria da qualidade da Educação do Sistema de Ensino Português. Esta investigação, de natureza qualitativa, de âmbito fenomenológico-interpretativa, configura um estudo de caso múltiplo, e envolve professores e diretores de 5 Agrupamentos de Escola e 5 inspetores da IGEC, num total de 135 sujeitos participantes. Teve como instrumentos de recolha de dados a entrevista semiestruturada e o inquérito. A análise de conteúdo, tendo-se recorrido ao software NVivo12, foi a técnica utilizada no tratamento das entrevistas e os questionários foram analisados estatisticamente, com recurso programa SPSS. Foi possível concluir que a ação da inspeção se revela mais intensa na dimensão organizacional e menos acentuada na dimensão pedagógica. As representações criadas sobre a IGEC são fortemente influenciadas pelo lugar de poder, a partir do qual ela é acionada.

Palavras-chave : Qualidade; Inspeção da Educação; Diretores; Professores; Inspetores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )