SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número118Qualidade e Inspeção da Educação: representações dos diferentes atores educativosA questão do protagonismo juvenil no Ensino Médio brasileiro: uma crítica curricular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

SOARES, Denilson Junio Marques; SOARES, Talita Emidio Andrade  e  SANTOS, Wagner dos. O algoritmo do Ideb e as metas projetadas para a Educação brasileira: uma análise estatístico-matemática. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2023, vol.31, n.118, e0233312.  Epub 29-Ago-2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362022003003312.

Este artigo tem o objetivo de analisar, sob as possibilidades teóricas do paradigma indiciário, a metodologia utilizada na construção do algoritmo do Ideb e na projeção de metas a serem alcançadas em todas as esferas dos sistemas educacionais brasileiros, buscando indícios que nos levem a compreender a concepção de qualidade da Educação adotada pelo indicador. Trata-se de um estudo qualitativo que assume a pesquisa bibliográfica e a análise documental como abordagem teórico-metodológica, considerando, como fontes, as notas técnicas oficiais disponibilizadas para descrever os procedimentos estatístico-matemáticos utilizados. As análises apresentadas evidenciam o rigor matemático e o cuidado dos profissionais do MEC/Inep em diferenciar as metas bienais projetadas para cada modalidade de Ensino e setor administrativo. Em contrapartida, expõem sua fragilidade em não considerar as especificidades que constituem a realidade educacional brasileira, comprometendo a fidedignidade dos resultados evidenciados.

Palavras-chave : Análise Estatística; Avaliação Educacional; Qualidade da Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )