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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

GOMES, Candido Alberto  e  SOUSA, Carlos Ângelo de Meneses. Desafios e riscos da Educação remota para crianças e adolescentes. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2023, vol.31, n.118, e0233752.  Epub 04-Nov-2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362022003003752.

A Covid-19 tem suscitado profundas mudanças na educação formal, como resultado de súbita transição da Educação presencial à remota. Os efeitos em diferentes áreas, como a saúde mental e a vulnerabilidade socioeconômica, também necessitam de acompanhamento e avaliação. Assim, este trabalho visa a analisar as desigualdades educacionais amplificadas pela pandemia, como também os efeitos da Educação remota sobre estudantes, educadores e famílias. Sua base teórica situa-se nas teorias da reprodução e em trabalhos filosóficos sobre a heterotopia, velocidade e a digitalização educacional. Os resultados indicam que as conquistas anteriores no acesso, qualidade e igualdade andaram para trás. A saúde mental e a motivação de estudantes sofrem efeitos negativos. Portanto, a Educação digital não parece manter o mesmo nível de resultados e igualdade. A Educação remota, apesar dos seus baixos custos e do seu prestigioso halo, deve ser utilizada com cautela e parcimônia.

Palavras-chave : Pandemia; Saúde mental; Violência; Desigualdades educacionais; Educação remota.

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