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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

BARTHOLO, Tiago Lisboa; KOSLINSKI, Mariane Campelo; TYMMS, Peter  e  CASTRO, Daniel Lopes. Perda de aprendizagem e desigualdade de aprendizagem durante a pandemia de Covid-19. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2023, vol.31, n.119, e0223776.  Epub 29-Ago-2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362022003003776.

O artigo estima os efeitos do fechamento das escolas para atividades presenciais durante a pandemia do Covid-19 no aprendizado e nas desigualdade de aprendizagem. Utiliza dados longitudinais de 671 crianças (5 e 6 anos), matriculadas no 2º ano da pré-escola em 2019 e 2020 na cidade do Rio de Janeiro. Todas as crianças foram avaliadas no início e ao final do ano letivo e modelos de valor agregado foram utilizados para estimar o impacto do fechamento das escolas. Os resultados sugerem impactos de 0,23 e 0,25 desvio padrão para Linguagem e Matemática. A coorte de 2020 aprendeu o equivalente a 65% tendo a coorte de 2019 como parametro e crianças de nível socioeconomico mais baixo foram mais fortemente impactadas, tendo aprendido apenas 48% do estimado para condições normais com aulas presenciais. Os resultados sugerem um aumento das desigualdades de aprendizagem durante a pandemia. Implicações para política educacional e ações para um plano nacional de recuperação do aprendizado são discutidos.

Palavras-chave : Perda de Aprendizado; Desigualdades de Aprendizagem; Pandemia; Desenvolvimento Infantil; Estudo Longitudinal.

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