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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465
Resumo
TEIXEIRA, Maria Daniele de Jesus; QUITO, Fábio de Moraes; VELOSO, Tereza Christina Mertens Aguiar e VENTURA, Thiago Meirelles. Diagnóstico e estratégias de permanência e conclusão na graduação: estudo de caso para Universidade Federal de Mato Grosso. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2023, vol.31, n.119, e0233338. Epub 03-Abr-2023. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/s0104-40362023003103338.
Diante da complexidade dos fenômenos que levam à evasão, foi sistematizado um método que simplifica a elaboração de um diagnóstico, permitindo estruturar e agrupar as dificuldades mais relatadas, possibilitando relacionar as estratégias mais adequadas para contribuir com a permanência e a conclusão de estudantes. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, utilizando a análise documental para subsidiar a elaboração de questionários estruturados e objetivos. Para aplicação, empregou-se um método não probabilístico, no qual obteveram-se 5.041 respondentes de todos os cursos de graduação da UFMT (33% desvinculados, 37% vinculados e 29% egressos), totalizando cerca de 10% da população entre 2013 e 2019. A ponderação e o agrupamento de dificuldades possibilitou capturar diferentes perspectivas dos discentes. As dificuldades relacionadas com o aprendizado, a estrutura do curso e com o corpo docente foram muito citadas, permitindo a priorização de estratégias para gestores dos cursos e da instituição.
Palavras-chave : Políticas para Educação Superior; Diagnóstico; Dificuldades para permanência; UFMT.