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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

VALDES, René  e  FARDELLA, Carla. O ideal profissional de uma equipe gestora nas políticas de inclusão escolar no Chile. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2024, vol.32, n.122, e0243894.  Epub 11-Jan-2024. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362024003203894.

O objetivo deste artigo é relatar os resultados de um estudo documental sobre o ideal profissional de uma equipe de gestão prescrita por políticas de inclusão no caso emblemático do neoliberalismo chileno. Para isso, 19 textos oficiais (2011-2021) foram analisados por meio da técnica de análise de discurso com a ferramenta analítica de repertórios interpretativos. Os resultados destacam a figura de uma equipe gestora altamente demandada e responsável pelo desempenho acadêmico das escolas, com foco na cobertura curricular, na protocolização da inclusão e na gestão da participação escolar centrada no adulto. O ideal profissional que se constrói nas políticas de inclusão traz implicações, possibilidades e limitações que merecem ser discutidas em termos de liderança das escolas inclusivas.

Palavras-chave : Inclusão; Neoliberalismo; Políticas Públicas; Chile.

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