SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número122A pesquisa multi/intercultural na Educação: possibilidades de articulação a processos educativosAutoavaliação do aluno do curso de pós-graduação: uma proposta de modelo multidimensional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

CAVALCANTI, Lourdes Maria Rodrigues  e  GUERRA, Maria das Graças Gonçalves Vieira. Estado da arte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI): levantamento da produção acadêmica e cientifica no Brasil. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2024, vol.32, n.122, e0243976.  Epub 16-Fev-2024. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362024003203976.

Através de metodologia de caráter descritivo, abordagem qualitativa e estratégia bibliográfica, realizou-se o levantamento de dissertações, teses e artigos científicos, sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), buscando responder à pergunta: Qual a produção acadêmica e científica sobre PDI, no período de 2012 a 2021, no contexto da Avaliação Institucional nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes)? O objetivo foi mapear, através de consulta aos bancos de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e à base de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO), tais publicações. Constatou-se uma produção acadêmica e científica muito pequena, sobre PDI, percebendo-se a carência de publicações atualizadas, utilizando múltiplas abordagens sobre o tema.

Palavras-chave : Sinaes; Avaliação Institucional; Política de Planejamento; Instituição Federal de Ensino Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )