SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número122Estado da arte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI): levantamento da produção acadêmica e cientifica no BrasilPolíticas públicas para o Ensino Superior: a produção científica brasileira em circulação internacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

VIEIRA, Kelmara Mendes; CARVALHO, Aline Kárem Santos; KLEIN, Leander Luiz  e  PEREIRA, Breno Augusto Diniz. Autoavaliação do aluno do curso de pós-graduação: uma proposta de modelo multidimensional. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2024, vol.32, n.122, e0244118.  Epub 16-Fev-2024. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362023003204118.

O objetivo deste trabalho é desenvolver um modelo de autoavaliação para alunos e egressos de cursos de pós-graduação. Foi realizada uma pesquisa com estudantes e ex-alunos de uma instituição de ensino superior do sul do Brasil e obteve-se uma amostra válida de 2.037 respondentes. Foi proposto um modelo considerando as percepções dos alunos e ex-alunos sobre a infraestrutura da instituição, as disciplinas do curso, os professores do curso, os orientadores e os apoios administrativos como antecedentes e a satisfação como resultado da avaliação do curso. Os resultados mostraram que a percepção do aluno sobre as disciplinas e dos professores são as dimensões que mais impactam na avaliação do curso. Além disso, a satisfação do aluno com o curso é influenciada positivamente pela sua autoavaliação.

Palavras-chave : Autoavaliação; Pós-Graduação; Estudantes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )