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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

CHARLOT, Bernard. Educação ou barbárie. Pensar a pedagogia para além da bricolagem de sobrevivência. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2024, vol.32, n.122, e0244542.  Epub 16-Fev-2024. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362024003204542.

Este ensaio toma como ponto de partida duas observações, vinculadas: atualmente não existe uma pedagogia contemporânea; assistimos a um regresso da barbárie e a novas formas de barbárie. Para compreender esta situação e vislumbrar um caminho a seguir, o artigo desenvolve três análises. Primeiro: não existe uma pedagogia contemporânea, mas, afinal, o que é uma pedagogia e o que nos falta atualmente? Segundo: não existe uma pedagogia contemporânea, mas há novos discursos sobre a Educação: sobre a qualidade da educação, sobre o cérebro, sobre a cibercultura, sobre o transumanismo. Terceiro, devemos reintroduzir o ser humano no centro da reflexão pedagógica, mas que ser humano? Do ponto de vista científico, o que é um ser humano? Apoiando-se na paleoantropologia, o autor responde: o Homem é uma aventura e, por isso, a Educação é um direito antropológico absoluto.

Palavras-chave : Educação; Barbárie; Antropologia; Pedagogia contemporânea; Discursos sobre Educação.

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