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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

OLIVERI, Andressa Maris Rezende  e  JARDILINO, José Rubens Lima. Os efeitos dos programas de formação de professores Obeduc e Pibid no desenvolvimento profissional dos docentes do Ensino Superior. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2024, vol.32, n.123, e0244385.  Epub 12-Abr-2024. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362024003204385.

O objetivo deste artigo é discutir os efeitos da experiência vivenciada pelos docentes do Ensino Superior nos programas Obeduc e Pibid, implementados pela Ufop e pelo IFMG-campus Ouro Preto, em seu desenvolvimento profissional. Para a coleta dos dados foi utilizada a entrevista semiestruturada. Dentre os resultados, destaca-se que os programas não visam o desenvolvimento profissional dos professores do Ensino Superior. Mas constituem-se em espaços de formação para estes profissionais, pois trazem elementos para a reflexão sobre teoria e prática, a proposição temas de pesquisa, e a aproximação entre escola e universidade, o que colabora para a constituição de sua identidade docente.

Palavras-chave : Desenvolvimento Profissional; Ensino Superior; Formação de Professores; Políticas Educacionais.

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