SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número123Como homens e mulheres reagiram à educação remota durante a pandemia? Os casos de Portugal e RússiaDemocratização do acesso à Educação Superior brasileira: o curso noturno de Odontologia na perspectiva da justiça social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

BAEZA, Carolina Jeniffer Valenzuela. Políticas gerencialistas na gestão educacional em um contexto de quase-mercado educacional: gerenciar a mudança ou gestão da mudança?. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2024, vol.32, n.123, e0234180.  Epub 26-Abr-2024. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362024003204180.

O artigo reflete sobre as políticas administrativas e seu papel como eixo central da gestão educacional. A tese sustenta que essas políticas consolidam um sistema capaz de modificar e impor mudanças no trabalho das instituições e atores educacionais. A escrita se concentra em dois argumentos: o primeiro coloca as políticas administrativas como uma nova forma de exercer controle e regulação por meio da validação de mecanismos baseados na descentralização, padronização, privatização e rendição de contas. O segundo argumento fundamenta-se na distorção das práticas pedagógicas, subordinação e desprofissionalização do trabalho docente, como consequência do discurso da qualidade e eficácia. A reflexão visa contribuir para o debate teórico sobre as políticas administrativas e seu papel no fortalecimento de uma visão instrumental da Educação baseada em resultados acadêmicos como sinônimos de qualidade e suas implicações para o Ensino.

Palavras-chave : Política Educacional; Administração; Qualidade da Educação; Professores; Desprofissionalização.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )