SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número123Investigando as próprias práticas docentes no Ensino Superior: a investigação em prol da docênciaDesigualdade educacional nos exames de larga escala e a jornadas escolares extendidas: uma análise da rede pública de ensino médio de Pernambuco (Brasil) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

AMBER, Diana  e  ALVES, Natália. Estudo biográfico-narrativo das experiências universitárias na vida adulta. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2024, vol.32, n.123, e0244198.  Epub 03-Maio-2024. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362024003204198.

O objectivo deste estudo é compreender os factores profissionais, sociais e pessoais envolvidos na experiência universitária dos estudantes adultos da Universidade de Lisboa. Metodologicamente, é realizado um estudo de vários casos através de uma análise narrativa biográfica da experiência académica de nove estudantes com mais de 23 anos de idade. A fim de compreender a genealogia do contexto que envolve o estudo, são consideradas três vertentes contextuais (peritos e pessoas envolvidas, material documental e informação de observação). Os resultados mostram uma narrativa polifónica que enfatiza as estratégias e recursos mobilizados pelos informadores para alcançar os seus objectivos académicos e ultrapassar obstáculos. As conclusões sublinham o valor da idade nos processos formativos como catalisador da aprendizagem experimental, o que facilita a compreensão dos conceitos e a sua aplicação a situações reais anteriormente vividas por aprendentes adultos.

Palavras-chave : Ensino Superior; Estudante; Adulto; Idade; Investigação Biográfica-narrativa.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )